Aprovada a perda automática de mandato para parlamentar condenado
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (11), em primeiro e segundo turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2013, que determina a perda imediata dos mandatos de parlamentares condenados, em sentença definitiva, por improbidade administrativa ou crime contra a administração pública. A PEC 18, do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), voltou ao centro das atenções depois que a Câmara decidiu manter no cargo o deputado Natan Donadon (sem-partido-RO), preso há mais de dois meses no presídio da Papuda, em Brasília, por peculato e formação de quadrilha.
A matéria segue para a Câmara dos Deputados. O placar do primeiro turno foi 69 votos a 1; o do segundo, 61 a 1. votou contra a matéria o senador João Alberto (PMDB-MA), presidente do Conselho de Ética. Segundo ele, ainda que condenado, o parlamentar dever ser ouvido pela Casa da qual é membro.
Medida provisória
Há pouco, o plenário aprovou a Medida Provisória 616/2013, que abre crédito extraordinário de R$ 2,9 bilhões para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A matéria segue para sanção presidencial.
Mais informações a seguir
11/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova perda automática de mandato para parlamentar condenado
Adiada votação de proposta sobre perda automática de mandato parlamentar
Perda automática de mandato parlamentar será votada na próxima quarta
CCJ aprova por unanimidade perda imediata do mandato de parlamentar condenado pela Justiça
Jarbas critica não votação de perda automática de mandato para parlamentares condenados
Plenário segue com discussão da perda automática de mandato