Jarbas critica não votação de perda automática de mandato para parlamentares condenados



O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) reclamou, nesta quarta-feira (10), de não ter sido votada proposta de emenda à Constituição de sua autoria que estabelece a perda imediata de mandato para parlamentares que perdem os direitos políticos ou são condenados por crime contra a administração pública (PEC 18/2013).

Chamada pelo autor de “PEC dos Mensaleiros”, a proposta encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda parecer do relator, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), líder do governo.

- Lamento profundamente que a gente chegue ao término dos nossos trabalhos do primeiro semestre sem que essa PEC sequer tenha sido aprovada na Comissão de Justiça, porque assim não quis o seu presidente e assim não quis o seu relator - disse.

Jarbas também voltou a apontar um clima de "falsa euforia" que teria tomado conta do Senado com a votação de matérias que respondem às reivindicações das ruas.

O senador explicou que sua maior preocupação, com a PEC 18, é a definição da competência do Supremo Tribunal Federal (STF) para cassar o mandato de deputado ou de senador condenado por improbidade administrativa.

O parlamentar pernambucano reafirmou seu protesto e indignação em relação ao que considerou um "desprezo" em relação à sua proposta, atribuído por ele aos representantes do governo, contra quem se levanta.

- A verdade é que a PEC dos Mensaleiros não foi incluída na pauta [prioritária] porque há talvez pessoas que têm interesse de que ela fique arquivada definitivamente - afirmou.



10/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas pede votação de PEC que determina perda automática de mandato de condenados por corrupção

Jarbas Vasconcelos defende perda de mandato de parlamentares condenados

Jarbas volta a cobrar votação de cassação automática de parlamentares condenados por corrupção

Jarbas Vasconcelos critica deputado por se opor à PEC da perda automática de mandato

Jarbas Vasconcelos volta a defender perda automática de mandato

Jarbas propõe perda automática de mandato em caso de condenação por improbidade