Adiada votação de proposta sobre perda automática de mandato parlamentar
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) decidiu adiar a votação de proposta de emenda à Constituição (PEC 18/2013), do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que determina a perda automática de mandato parlamentar após condenação judicial definitiva por improbidade administrativa ou crimes contra a administração pública. A matéria deverá ser o primeiro item da pauta de votações da próxima quarta-feira (14).
Os senadores fizeram várias ponderações sobre a constitucionalidade da PEC e, com o adiamento, terão maior prazo - até sexta-feira (9) - para apresentar emendas ao substitutivo elaborado pelo relator, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM).
Ao final da reunião desta quarta-feira (7), o presidente da CCJ, senador Vital do Rego (PMDB-PB), informou ainda sobre a realização, na próxima quinta-feira (15), de audiência pública com representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre a PEC 15/2011. A proposta, que restringe a possibilidade de apresentação de recursos a ações na Justiça, foi elaborada pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), com base em estudo feito pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Cezar Peluso, e tem o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) como relator.
Mais informações a seguir
07/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovada a perda automática de mandato para parlamentar condenado
Senado aprova perda automática de mandato para parlamentar condenado
Perda automática de mandato parlamentar será votada na próxima quarta
Renan confirma votação de PEC que determina perda automática de mandato
Renan confirma votação de perda automática de mandato em esforço concentrado
Jarbas pede votação de PEC que determina perda automática de mandato de condenados por corrupção