APROVADA CONVENÇÃO PARA PROTEÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS



O Senado aprovou nesta quarta-feira (dia 13) a Convenção Interamericana, assinada em Caracas (Venezuela), para proteção e conservação das tartarugas marinhas. Ao defender a aprovação da matéria, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) destacou a conveniência de o Brasil formalizar sua vinculação a esse instrumento internacional elogiado por governos, ecologistas e organizações não-governamentais. .
Conforme explicou, a convenção acolhe normas multilaterais que disciplinam aspectos ambientais relacionadas a atividades econômicas. Em defesa da iniciativa, ele também argumentou que o Brasil foi o país sede da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que proclamou a Declaração do Rio de 1992 - "fundamento do texto interamericano analisado". .
Tuma apontou ainda a importância da adesão a essa convenção de estados não pertencentes à região, devido ao caráter migratório das tartarugas marinhas. Ele elogiou o trabalho que o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, vem realizando na proteção e conservação de espécies. .
ACORDOSNa mesma sessão, o Senado aprovou acordo celebrado entre o governo brasileiro e a República Tcheca a respeito do exercício de emprego por parte de dependentes do pessoal diplomático, consular, administrativo e técnico. Aprovou ainda acordo de cooperação na área de turismo, celebrado entre o Brasil e a República da Guiné-Bissau. Essas matérias vão agora a promulgação.

13/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alunos do Botinho participam de soltura de tartarugas marinhas

Tamar consolida pesquisa sobre tartarugas marinhas

Convenção sobre Diversidade Biológica identifica áreas marinhas significativas

País apresenta iniciativas sobre as Áreas de Proteção Ambiental Marinhas

Senado aprova convenção internacional para proteção de animais migratórios

Aprovada convenção para supressão de atos terroristas