Aprovada cooperação militar entre Brasil e Argentina



O Acordo Quadro de Cooperação em Matéria de Defesa, firmado por Brasil e Argentina em novembro de 2005, recebeu nesta quinta-feira (25) parecer favorável da Representação Brasileira da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul (CPCM). Entre as principais áreas de cooperação, estão as de gestão de política de defesa e ações nas áreas de planejamento, pesquisa e desenvolvimento.

Segundo o acordo, serão promovidas visitas mútuas de delegações civis e militares de alto nível, dos respectivos Ministérios da Defesa, além de visitas de navios de guerra e intercâmbio de instrutores e estudantes de instituições militares. Está previsto ainda o compartilhamento de conhecimentos adquiridos na utilização de equipamento militar e nas operações internacionais de manutenção da paz.

Em seu voto sobre a matéria, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) observa que Brasil e Argentina superaram "rivalidades e antagonismos regionais" e encontram-se empenhados na consolidação do Mercosul.

- O que foi potencial conflito transformou-se em cooperação e integração e, hoje, todos os fantasmas do passado parecem estar definitivamente afastados - diz Tebet em seu parecer, lido pelo relator ad hoc, deputado Oliveira Filho (PL-PR).

O acordo será transformado em projeto de decreto legislativo e analisado pelas Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara e do Senado.



25/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Programas de cooperação em educação são firmados entre Brasil e Argentina

Câmara Setorial debate cooperação entre Brasil e Argentina no setor de lácteos

Senado aprova projeto que referenda acordo de cooperação na área de defesa entre Brasil e Argentina

Aprovada construção de nova ponte entre Brasil e Argentina

Brasil e Argentina fazem acordo para cooperação em TI

Brasil e Argentina discutem cooperação em assuntos espaciais