APROVADA CPI PARA INVESTIGAR ONGs



O Senado deverá instalar uma comissão parlamentar de inquérito para investigar a atuação de organizações não-governamentais (ONGs), sobretudo as que atuam na Amazônia. Junto com o senador Mozarildo Cavalcante (PFL-RR), o senador Bernardo Cabral (PMDB-AM) conseguiu 36 assinaturas para a constituição dessa CPI, número que o presidente do Senado anunciou ser suficiente para instalar a comissão.
Para requerer a instalação da CPI, Cabral apresentou os seguintes fatos, com documentação, para serem investigados: a atuação da ONG conhecida como Associação Amazônida, denunciada pela aquisição irregular de uma área superior a 172 mil hectares de terras públicas no sul de Roraima; e a interferência de ONGs nas questões indígenas, ambientais e de segurança nacional.
A Comissão terá 11 membros titulares e sete suplentes, e deverá apurar os fatos denunciados no prazo de 180 dias. Para o seu funcionamento, contará com R$ 100 mil. O presidente do Senado anunciou que o requerimento de Cabral e Mozarildo será agora publicado para produzir os devidos efeitos. E anunciou que fará oportunamente as designações dos integrantes da CPI, de acordo com as indicações das lideranças partidárias.

12/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


MOZARILDO PEDE CPI PARA INVESTIGAR ONGS NA AMAZÔNIA

MOZARILDO QUER CPI PARA INVESTIGAR AÇÃO DAS ONGS

CABRAL QUER INSTALAR CPI PARA INVESTIGAR ATUAÇÃO DE ONGS

Heráclito apresenta requerimento de abertura de CPI para investigar ONGs

Aprovada regulamentação para as ONGs

Aprovada 'infiltração' policial na internet para investigar pedofilia