Aprovada criação da Secretaria Nacional de Futebol
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aprovou, nesta quarta-feira (4), projeto que cria a Secretaria Nacional de Futebol e da Defesa dos Direitos do Torcedor, no âmbito do Ministério dos Esportes. A matéria recebeu decisão terminativa na comissão.
O PLC 191/09 foi relatado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), que ressaltou a importância da aprovação da matéria para preparar o Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014.
A nova estrutura terá como principais competências planejar, desenvolver, acompanhar e monitorar as atividades no âmbito do futebol e da defesa dos direitos do torcedor, apoiar ações ligadas a evento de grande porte, integrar ações e estimular parcerias entre entidades governamentais e agentes privados.
A exposição de motivos do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirma ainda que a Secretaria vai incentivar a criação de uma "estrutura esportiva moderna e capaz de receber competições esportivas internacionais", como a Copa e as Olimpíadas de 2016, que também serão realizadas no Brasil.
A Secretaria será ainda o veículo para dar cumprimento às obrigações estabelecidas no Estatuto do Torcedor, como a revitalização dos estádios de futebol, o desenvolvimento de um banco de dados nacional das torcidas organizadas dentro dos estádios e a instalação de equipamentos de segurança, como catracas e câmeras, entre outros pontos.
Se não houver recurso para a análise em Plenário, a matéria seguirá para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
04/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovada criação de cargos para cuidar do futebol
Aprovada criação da Secretaria Especial de Portos
Aprovada criação do Dia Nacional da Mamografia
Aprovada urgência para criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa
Aprovada na CE criação de Dia Nacional de Combate às Drogas
Aprovada a criação de parque nacional no Paraná