Aprovada criação da Semana Nacional de Saúde Masculina



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), aprovou, nesta terça-feira (19), projeto que cria a Semana Nacional de Saúde Masculina. A data deve ser comemorada no mês de novembro. Como foi aprovada em caráter terminativo, a proposta deve seguir direto para a sanção da Presidência da República, caso não haja recurso para votação pelo Plenário do Senado.

VEJA MAIS

De autoria do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 84/2010 previa, inicialmente, que a data fosse comemorada anualmente durante a segunda semana de agosto. O relator da proposta, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), havia feito apenas emendas de redação e votado pela aprovação da matéria.

No entanto, durante a discussão do projeto, a senadora Ana Amélia (PP-RS) solicitou ao relator ad hoc, senador Armando Monteiro (PTB-PE), que modificasse a data para o mês de novembro. A ideia da senadora é alinhar a Semana Nacional de Saúde Masculina com a Campanha Novembro Azul, que divulga a importância de prevenção contra o câncer de próstata.

De acordo com o projeto, as autoridades do Sistema Único de Saúde (SUS) devem organizar atividades educativas relacionadas à saúde masculina, em conjunto com associações de especialistas ou entidades públicas.

As unidades de saúde públicas e privadas também poderão oferecer à população masculina demonstrações, consultas, diagnósticos, tratamentos e outros atendimentos médicos relacionados às doenças dos homens.

Segundo o Ministério da Saúde, os homens vivem sete anos a menos que as mulheres. As principais causas de mortes são infarto, AVC, pneumonia, cirrose, diabetes e câncer de próstata. Muitas enfermidades graves poderiam ser evitadas se eles fizessem exames preventivos regularmente.

Aeroporto

A CE aprovou ainda a mudança de nome do Aeroporto São Gonçalo do Amarante, que fica a 13 Km de Natal, no Rio Grande do Norte. Pela proposta, o local será chamado Aeroporto Internacional do Rio Grande do Norte/ São Gonçalo do Amarante – Governador Aluízio Alves.

O Projeto de Lei da Câmara 66/2013, de autoria do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), foi relatado pelo senador Gim (PTB-DF). Em sua justificativa, o autor destacou a relevância do homenageado, " um apaixonado pela política e pelo jornalismo". O presidente da Câmara afirmou ainda que o governador lutou pela restauração da democracia na década de 1980. A proposta segue para a votação no Plenário do Senado.



19/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Instituição da Semana Nacional da Saúde Masculina em exame na Comissão de Educação

CE aprova criação de Semana Nacional de Saúde na Escola

Aprovada criação do Dia Nacional da Mamografia

Aprovada na CE criação de Dia Nacional de Combate às Drogas

Aprovada criação da Secretaria Nacional de Futebol

Aprovada a criação de parque nacional no Paraná