CE aprova criação de Semana Nacional de Saúde na Escola



Com o objetivo de incentivar as escolas e as famílias a realizar exames na população escolar dos ensinos fundamental e médio, poderá ser criada a Semana Nacional da Saúde na Escola. A medida consta do Projeto de Lei do Senado (PLS) 70/08, de autoria da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que recebeu nesta terça-feira (4) parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O projeto, que ainda será examinado em decisão terminativa pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), autoriza o Poder Público a promover exames de saúde nos alunos matriculados em escolas públicas e privadas. O exame, a ser realizado em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), incluirá, pelo menos, segundo a proposta, avaliações de saúde bucal e nutricional, além de acuidade visual e auditiva. Além disso, o projeto institui a semana de saúde na escola, celebrada anualmente na primeira semana de agosto.

- Muitas crianças que já foram consideradas menos capazes e inteligentes tinham, na verdade, problemas auditivos e visuais - recordou o senador Augusto Botelho (PT-RR), relator do projeto.

A comissão rejeitou emenda da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado 354/99, de autoria do então senador Lúcio Alcântara, que institui o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. Segundo Augusto Botelho, que também foi relator da emenda, a Câmara retirou o segundo parágrafo do projeto - que autoriza o Ministério da Saúde a instituir a Semana Nacional de Prevenção e Combate a Queimaduras - por entender que, desta forma, estar-se-ia invadindo competência privativa do presidente da República.

O senador observou que o projeto apenas autoriza a medida, sem determinar criação de despesa. Ele recebeu o apoio do senador Romeu Tuma (PTB-SP).

Em turno suplementar, a CE aprovou os substitutivos a quatro projetos de lei do Senado (PLS). O PLS 355/08, de autoria do senador João Pedro (PT-AM), autoriza o Poder Executivo a criar o Centro Federal de Educação Tecnológica de Humaitá (AM). O PLS 256/08, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), cria centros de pesquisa e desenvolvimento da educação nas instituições federais de educação superior. O PLS 377/08, de autoria do senador Cícero Lucena (PSDB-PB), autoriza a criação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Guarabira (PB). E o PLS 428/08, do senador Flávio Arns (PT-PR), autoriza a criação da Escola Técnica Federal de Borrazópolis (PR).

Dois requerimentos foram ainda aprovados pela comissão. O primeiro deles, de autoria de Cristovam Buarque, solicita a realização de audiência pública sobre o Projeto de Lei da Câmara 45/08, que trata do patrimônio cultural subaquático brasileiro. O segundo requerimento - apresentado pelos senadores Flávio Arns, Papaléo Paes (PSDB-AP), Augusto Botelho e Rosalba Ciarlini (DEM-RN) - determina a realização de conferência sobre a saúde mental materno-intantil, a ser apresentada pelo psicólogo francês Claude Schauder.

A comissão concluiu também a discussão de diversos projetos de lei que tramitam ali em decisão terminativa, e que deverão ser votados na próxima reunião. Entre eles, encontra-se o PLS 4/08, apresentado pelos senadores Cristovam Buarque, Marisa Serrano e Augusto Botelho, que institui o regime de dedicação exclusiva para os profissionais da educação básica pública.



04/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada criação da Semana Nacional de Saúde Masculina

Duciomar quer a criação de Escola Penitenciária Nacional

Casagrande defende criação de Escola Nacional de Segurança Pública

Casagrande propõe criação de Escola Nacional de Segurança Pública

CE aprova criação de escola técnica em Goiás

Escola Nacional de Saúde Pública abre inscrições para cursos