Aprovada criação de três varas da Justiça Federal no Amapá



O Plenário aprovou nesta quarta-feira (5) o projeto de lei da Câmara (PLC) 115/2012, que cria três varas na jurisdição do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, a serem instaladas em Macapá, capital do Amapá.

A proposta, a ser encaminhada à sanção presidencial, havia sido aprovada pela manhã na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Na ocasião, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) apresentou requerimento de urgência para exame da matéria em Plenário.

- Justiça que tarda não é justiça, é injustiça, quando a Justiça Federal [do Amapá], com estrutura mínima, acumula milhares de processos – disse o senador João Capiberibe (PSB-AP) ao comemorar a aprovação do projeto, também saudada pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Encaminhado ao Congresso Nacional pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o projeto também prevê a criação de seis cargos de juiz federal; 58 cargos efetivos de analista judiciário; 13 cargos efetivos de técnico judiciário; e três cargos em comissão. Também é prevista a criação de 53 funções comissionadas, das quais 42 serão alocadas na Seção Judiciária do Amapá e 11 nas demais estruturas do TRF da 1ª Região.



05/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada criação de três varas do Trabalho no Distrito Federal

Aprovada a criação de varas da Justiça do Trabalho em MG e no PR

Aprovada criação de varas e cargos na Justiça do Trabalho

Criação de 230 varas na Justiça Federal passa na CCJ

CCJ APROVA CRIAÇÃO DE VARAS NA JUSTIÇA FEDERAL

Aprovada criação de varas da Justiça do Trabalho em Minas Gerais e Paraná