Aprovada doação de área para Delegação Palestina



Proposta segue para CCJ

Os senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovaram projeto que autoriza o Poder Executivo a doar área em Brasília para a instalação de representação da Delegação Especial Palestina. A proposta segue para a Comissão de Constitução, Justiça e Cidadania (CCJ), onde receberá decisão terminativa.

A doação de terreno para instalação de embaixada é feita a todos os países que mantenham relações diplomáticas com o Brasil, não havendo necessidade de autorização do Legislativo. Como a criação de um Estado palestino independente ainda depende de decisão da comunidade internacional, a doação de área precisa ser feita por lei federal, o que justifica a proposta acolhida na CRE.

No parecer elaborado pelo senador João Pedro (PT-AM), o parlamentar esclarece que a medida visa regularizar uma "situação existente a título precário". O relator ad hoc, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), esclareceu que terreno disponibilizado para a Delegação Palestina ainda não foi regularizado, sendo tal regularização o objetivo do PLC 295/09.

Cristovam apresentou emenda ao texto estabelecendo que seja doado terreno para sede da Delegação Especial Palestina, e não para a embaixada, conforme constava do texto original.

10/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada doação de terreno para instalar Delegação Especial da Palestina em Brasília

Governo poderá doar área para embaixada da Delegação Palestina

Aprovada doação de área do Jardim Botânico para o Estado

CAE aprova doação de R$ 25 milhões à Palestina

Comissão examinará doação de R$ 25 milhões à Palestina

Aprovada autorização para doação de bens móveis do Senado