Aprovada emenda para unificar data de posse de deputados estaduais e distritais



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (16), emenda do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) a proposta de emenda à Constituição (PEC 38/11) que modifica a data de posse do presidente da República, de governadores e prefeitos. A intenção da emenda de Aloysio Nunes é unificar a data de posse de deputados estaduais e distritais, fixando-a em 1º de fevereiro.

Segundo explicou Aloysio, a alteração proposta vem corrigir uma "esquisitice institucional" ocorrida não só em São Paulo, mas também em Roraima, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Lá, os deputados estaduais só tomam posse em 15 de março, circunstância que "complica as relações entre Executivo e Legislativo".

- Assim, estamos propondo que a posse dos deputados estaduais e distritais coincida com o início da legislatura do Congresso Nacional: 1º de fevereiro - acrescentou Aloysio Nunes.

Acolhida pelo relator da PEC 38/11, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), essa emenda estabelece que os mandatos desses parlamentares, eleitos em 2014, terminarão no dia 31 de janeiro de 2019. Dessa forma, teria fim a defasagem entre os mandatos de governadores e deputados estaduais e distritais.

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) elogiou a medida proposta por Aloysio Nunes, que vai estabelecer, de forma definitiva, a coincidência da posse para os ocupantes de mandatos eletivos no país.

A matéria retorna agora para dois turnos de discussão e votação no Plenário do Senado.

Simone Franco - Iara Borges / Agência Senado



16/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ vota emenda que unifica data da posse de deputados estaduais

CCJ examina emenda que unifica data da posse de deputados estaduais

Cristovam pede que deputados distritais elejam governador com característica de 'interventor' para limpar imagem do DF

EMENDA QUE CRIA O FUNDO DE COMBATE À POBREZA É APROVADA PELOS DEPUTADOS

Para Tebet, mudança da data da posse ainda é possível

Sarney apresenta proposta para mudar data da posse presidencial