Aprovada inclusão de municípios metropolitanos na reserva do FPM



Os municípios integrantes de regiões metropolitanas com população igual ou superior a 129.049 habitantes deverão passar a receber recursos da reserva do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O benefício está previsto no projeto de lei complementar da Câmara (PLP 108/03) aprovado nesta terça-feira (8) pelo Plenário do Senado e que segue, agora, à sanção presidencial.

A proposição irá beneficiar, de imediato, quatro municípios: Águas Lindas de Goiás (GO), Timon (MA), Itaguari e Queimados (RJ). Em seu parecer, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) observou que os municípios já vêm absorvendo responsabilidades crescentes, ampliadas quando passam a integrar uma região metropolitana.

- Tratam-se de áreas sob o impacto do crescimento populacional, que precisam de recursos adicionais para enfrentar desafios crescentes - afirmou.

A aprovação da matéria, conforme assinalou ainda o relator, não altera o volume de recursos tributários destinados aos municípios, afetando apenas a distribuição do FPM entre os entes beneficiados. O projeto foi aprovado com uma emenda supressiva, que retirou do texto original a possibilidade de os efeitos financeiros da lei retroagirem a 2002. A intenção era evitar eventuais ajustes nos repasses já efetuados aos municípios beneficiários da reserva do FPM.



08/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada inclusão de cinco municípios na Região de Desenvolvimento do DF e Entorno

Transportes Metropolitanos: Parceria EMTU/AVAPE promove inclusão social

Transportes Metropolitanos: Parceria entre EMTU e AVAPE promove inclusão social

Aprovada pena maior para invasão em reserva ambiental

Aprovada reserva de 10% das vagas em cursos de qualificação para pessoas com deficiência

Aprovada inclusão de advogados no Simples