Aprovada inclusão do Vale do Rio Vaza-Barris na área da Codevasf



Cerca de 750 mil sergipanos e 300 mil baianos podem ser beneficiados pela inclusão do Vale do Rio Vaza-Barris na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), aprovada nesta quarta-feira (20) no Senado. O projeto, que já havia passado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), agora foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e deve seguir direto para a Câmara dos Deputados.

Uma das autoras do PLS 143/2012, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), explica que a Codevasf tem se destacado como uma das mais eficientes empresas públicas no desenvolvimento das regiões onde atua. A empresa incentiva o aproveitamento dos recursos hídricos e do solo dos rios que abrange para fins agrícolas, agropecuários e agroindustriais.

“Acreditamos que as atividades da empresa nesse espaço dos territórios baiano e sergipano possibilitarão a introdução de novas tecnologias e culturas, levando a um melhor aproveitamento dos recursos naturais desta bacia hidrográfica”, afirmou a autora.

O relator do projeto na CDR, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), lembrou a importância do Rio Vaza-Barris para a história do país.

– Nós estamos falando de um rio da maior importância para a história do país, lembrando que o Rio Vaza-Barris é um rio que passa às margens de Canudos, próximo da sua nascente, e vai desaguar no Oceano Atlântico no Mosqueiro, dividindo as cidades de Aracaju com Itaporanga da Ajuda – lembrou o senador.

O presidente da comissão e um dos autores da proposta, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), citou os 14 municípios sergipanos que serão beneficiados após a aprovação completa e sanção do projeto.

– Os mencionados municípios correspondem a quase 19% dos 75 municípios sergipanos. Além disso a própria capital do estado está inserida na bacia hidrográfica assim como os importantes polos agroindustriais de Lagarto e Itabaiana – informou.

A Codevasf e o Rio Vaza-Barris

Originalmente, a área de atuação da Codevasf abrangia somente o vale do rio São Francisco, mas a qualidade e a eficiência das ações da empresa motivaram a ampliação legal da sua zona de atuação. Nos últimos anos, passou a englobar também os vales dos rios Parnaíba, Itapecuru e Mearim, abrangendo os estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão, Ceará e o Distrito Federal. O objetivo da ampliação é promover o desenvolvimento integrado de áreas prioritárias e a implantação de distritos agroindustriais e agropecuários.

O rio Vaza-Barris nasce no Município de Uauá, na Bahia. Sua extensão é de 450 quilômetros, dos quais 152 estão em Sergipe. A área total da bacia hidrográfica é de 17 mil quilômetros quadrados, cuja maior parte está no território baiano.



20/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA aprova inclusão do Vale do Rio Vaza-Barris na área da Codevasf

Lídice da Mata defende inclusão da Bacia do Rio Vaza-Barris na área da Codevasf

Codevasf poderá abranger vale do Rio Vaza-Barris e beneficia pequenos produtores rurais

Aprovada inclusão do Ceará na área de atuação da Codevasf

TV SENADO DISCUTE INCLUSÃO DO PARNAÍBA NA ÁREA DE ATUAÇÃO DA CODEVASF

"INCLUSÃO NA ÁREA DA SUDENE FAZ JUSTIÇA AO VALE DO JEQUITINHONHA", DIZ FRANCELINO