CMA aprova inclusão do Vale do Rio Vaza-Barris na área da Codevasf



O pequeno produtor rural do Vale do Rio Vaza-Barris poderá ser beneficiado com a inclusão da bacia na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), o que poderá gerar emprego e melhores condições de vida para a população local. Projeto com esse objetivo foi aprovado nesta terça-feira (7) pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

- Com a qualidade do corpo técnico e o estágio de maturidade da empresa, a atuação da Codevasf promoverá uma melhoria significativa da qualidade de vida dos habitantes do vale - ressaltou o relator da matéria, senador João Vicente Claudino (PTB-PI), ao apresentar parecer pela aprovação da proposta.

Originalmente, a área de abrangência da Codevasf limitava-se ao Vale do Rio São Francisco, mas a qualidade e a eficiência das ações da empresa motivaram a ampliação legal da sua zona de atuação. Nos últimos anos, passou a englobar também os vales dos rios Parnaíba, Itapecuru e Mearim, abrangendo os estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Piauí, Maranhão e Ceará. O objetivo da ampliação é promover o desenvolvimento integrado de áreas prioritárias e a implantação de distritos agroindustriais e agropecuários.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), uma das autoras do projeto de lei do Senado (PLS 143/2012) aprovado pela CMA, explica que a atuação da Codevasf no Vale do Rio Vaza-Barris facilitará as atividades de planejamento e aproveitamento dos recursos locais. Além disso, segundo a senadora, deve melhorar a distribuição dos recursos hídricos da bacia, com destaque para a promoção da qualidade de vida e melhoria socioeconômica da população local, em especial dos pequenos agricultores.

Para o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que também assina o projeto, é urgente a implantação do gerenciamento do uso da água, pois, em decorrência das atividades urbanas, agropecuárias e industriais, são lançadas no curso d’água substâncias que podem alterar a qualidade do recurso hídrico. Esse tipo de ação, ressalta, vem prejudicando o abastecimento de água local e a irrigação da produção de frutas e hortaliças.

O Rio Vaza-Barris nasce no município de Uauá, na Bahia, e possui 450 quilômetros de extensão, dos quais 152 estão no estado de Sergipe. Com a maior parte no território baiano, a bacia hidrográfica tem 17 mil quilômetros quadrados de área. A medida vai beneficiar cerca de 750 mil sergipanos e 300 mil baianos que vivem na região, como ressaltou o senador João Vicente Claudino.

Agora, a matéria será examinada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), em decisão terminativa.



07/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada inclusão do Vale do Rio Vaza-Barris na área da Codevasf

Lídice da Mata defende inclusão da Bacia do Rio Vaza-Barris na área da Codevasf

Codevasf poderá abranger vale do Rio Vaza-Barris e beneficia pequenos produtores rurais

Aprovada inclusão do Ceará na área de atuação da Codevasf

TV SENADO DISCUTE INCLUSÃO DO PARNAÍBA NA ÁREA DE ATUAÇÃO DA CODEVASF

"INCLUSÃO NA ÁREA DA SUDENE FAZ JUSTIÇA AO VALE DO JEQUITINHONHA", DIZ FRANCELINO