Aprovada indicação de Eliana Calmon para o Conselho Nacional de Justiça



O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (4) a indicação da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, para integrar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo como presidente do Senado, José Sarney, ela será a primeira mulher a exercer o cargo de corregedora do CNJ, criado em dezembro de 2004 como forma de aperfeiçoar o serviço público de prestação da Justiça, ao exercer controle sobre a atuação dos juízes.

Eliana Calmon foi também a primeira juíza de carreira a chegar a um tribunal superior, sendo nomeada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1999, para integrar o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A indicação de Eliana Calmon - que já havia sido aprovada pela manhã na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) - será comunicada à Presidência da República.

A atuação profissional de Eliana Calmon foi saudada em Plenário pelos senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ), Renato Casagrande (PSB-ES), Magno Malta (PR-ES), César Borges (PR-BA), Mário Couto (PSDB-PA), Antônio Carlos Júnior (DEM-BA), Serys Slhessarenko (PT-MT) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).



04/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova indicação de Eliana Calmon para Conselho Nacional de Justiça

CCJ aprova indicação de Eliana Calmon para o Conselho Nacional de Justiça

CCJ analisa indicação de Eliana Calmon para o Conselho Nacional de Justiça

Eliana Calmon é convidada para falar sobre a atuação do Conselho Nacional de Justiça

Eliana Calmon debate Conselho Nacional de Justiça nesta terça na CCJ

CCJ sabatina Guilherme Calmon para Conselho Nacional de Justiça