Eliana Calmon é convidada para falar sobre a atuação do Conselho Nacional de Justiça
A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), será convidada para audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Ela deve falar sobre as melhorias registradas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao qual se integra a Corregedoria, nestes seis anos desde a sua criação. O órgão controla a atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e também supervisiona o cumprimento dos deveres dos juízes.
Sugerido pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), o requerimento para a audiência foi aprovado pela CCJ na reunião desta quarta-feira (11). De acordo com o senador, sua principal missão é contribuir para que a Justiça seja aplicada em obediência "aos preceitos da moralidade, eficiência e efetividade, em benefício do conjunto da sociedade".
Nesse sentido, ele observou que nesse ano o órgão lançou a campanha "Compromissos da Justiça com você esse ano". O objetivo é esclarecer a população sobre projetos e metas que têm impacto direto na sociedade. Como observou Vital do Rêgo, a audiência - em data ainda por se definir - os senadores vão ter oportunidade de se informar sobre essas iniciativas sob o ponto de vista de quem é uma "observadora privilegiada dos fatos".
11/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovada indicação de Eliana Calmon para o Conselho Nacional de Justiça
CCJ aprova indicação de Eliana Calmon para Conselho Nacional de Justiça
CCJ aprova indicação de Eliana Calmon para o Conselho Nacional de Justiça
CCJ analisa indicação de Eliana Calmon para o Conselho Nacional de Justiça
Eliana Calmon debate Conselho Nacional de Justiça nesta terça na CCJ
Comissão de Justiça quer ouvir Jobim e Eliana Calmon sobre competências do CNJ