Aprovada indicação de general para ministro do Superior Tribunal Militar
O Plenário aprovou nesta quarta-feira (31) a indicação do general do Exercito Lúcio Mauro de Barros Góes para o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM). A matéria será encaminhada à Presidência da República.
A indicação do general já havia sido aprovada pela manhã na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e seguiu em regime de urgência ao Plenário.
Durante a sabatina na comissão, entre os vários temas abordados, o general afirmou que o direito do ser humano de não ser torturado é “absoluto e bem protegido” pela Constituição Federal.
Quanto ao terrorismo, afirmou ver a prática como um flagelo da atualidade e concordou com sua tipificação como crime pelo Código Penal, hipótese analisada pela comissão especial que revisa a legislação criminal brasileira.
Sobre a possibilidade de substituição da privação de liberdade por penas alternativas no regulamento disciplinar do Exército, o general acredita que a medida poderá ser admitida no futuro, já que a instituição vive um processo de transformação, e defendeu a atualização dos Códigos de Processo Penal e Penal Militar.
31/10/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado vai examinar indicação para ministro do Superior Tribunal Militar
CCJ APROVA GENERAL EXPEDITO MIRANDA PARA SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR
CCJ aprova indicação de Luis Carlos Gomes de Mattos para o Superior Tribunal Militar
CCJ ESPERA DECISÃO DO PLENÁRIO PARA REEXAMINAR INDICAÇÃO DE JUIZ DO SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR
CCJ aprova ministros para Tribunal Superior do Trabalho e Superior Tribunal Militar
CCJ VOTA INDICAÇÃO PARA MINISTRO DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO