CCJ APROVA GENERAL EXPEDITO MIRANDA PARA SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR
Durante a leitura de seu relatório, o senador Edison Lobão citou os diversos cargos de comando exercidos no Exército e as comendas recebidas das Forças Armadas brasileiras e estrangeiras por Miranda. "Trata-se de um candidato cuja atuação profissional o credencia ao perfeito desempenho do cargo", disse o relator.
A exemplo de Lobão, outros senadores presentes à sessão optaram por comentar o perfil profissional a sabatinar o futuro ministro do STM. Para o senador Romeu Tuma (PFL-SP), o general Expedito Miranda sempre se pautou "pelo respeito à hierarquia militar e ao senso de justiça", o que o credenciaria para o cargo. Já o senador Pedro Simon (PMDB-RS) exaltou a postura de "consenso e equilíbrio" demonstrada pelo candidato ao exercer importantes cargos no governo José Sarney.
Enquanto o senador Ramez Tebet (PMDB-RS) ressaltou o "espírito humanitário e de nacionalidade" exibido por Miranda no Comando Militar do Oeste, o senador Francelino Pereira (PFL-MG) afirmou que "o exercício da função judicante irá engradecer sua biografia". O senador Agnelo Alves (PMDB-RN) regozijou-se com a indicação, revelando "apreço e admiração" pela atuação do STM. O presidente da CCJ, senador José Agripino (PFL-RN), encerrou a reunião desejando sucesso ao general em sua nova missão.
10/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovada indicação de general para ministro do Superior Tribunal Militar
CCJ aprova ministros para Tribunal Superior do Trabalho e Superior Tribunal Militar
Senado aprova indicações para o Superior Tribunal Militar
CCJ APROVA NOME INDICADO PARA SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR
Senado aprova indicações de almirante e brigadeiro para o Superior Tribunal Militar
CCJ aprova indicação de Luis Carlos Gomes de Mattos para o Superior Tribunal Militar