Aprovada indicação de general para o STM
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (24), por unanimidade, parecer do senador Romeu Tuma (PFL-SP) acolhendo a indicação do general Valdesio Guilherme de Figueiredo para exercer o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM), na vaga surgida com a aposentadoria do general Germano Arnoldi Pedroso. A indicação, feita em mensagem do Presidente da República, recebeu 21 votos favoráveis na comissão. A matéria será examinada pelo Plenário do Senado.
Na apresentação do seu parecer, o senador Romeu Tuma destacou o perfil profissional do general Valdesio Figueiredo, que foi comandante militar da Amazônia, uma região onde "é da maior importância o papel do Exército Brasileiro na guarda das fronteiras e no combate ao tráfico de drogas".
Ao responder a questões formuladas pelo relator, o general Valdesio Guilherme Figueiredo defendeu, no âmbito da reforma do Judiciário, a ampliação das atribuições do STM, inclusive como forma de se reduzir o acúmulo de processos na Justiça Federal.
Órfão aos dois anos de idade, nascido de família pobre, no Rio de Janeiro, com 49 anos de serviços prestados ao Exército, conforme seu próprio relato na comissão, o general enfatizou o respeito à hierarquia e à disciplina, mas também o respeito aos subordinados.
- O respeito humano ao subordinado faz com que o chefe seja ainda mais respeitado. Maus-tratos a um subordinado são um ato de covardia - disse o general.
A senadora Marluce Pinto (PMDB-RR) elogiou a indicação do militar pelo presidente da República, ressaltando os notáveis serviços prestados ao país pelo general Valdesio, principalmente quando serviu na Amazônia. Ela lembrou que, no próximo dia 2, será inaugurado o pelotão de fronteira de Iramutã, na divisa do Brasil com a Guiana e a Venezuela. Segundo a senadora, esse é um modelo do trabalho que o Exército faz naquela região.
24/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Indicação do general Jorge Fraxe para o Dnit é aprovada na CI
Aprovada indicação de general para ministro do Superior Tribunal Militar
CAE aprova indicação de general para presidir Autoridade Olímpica
LEONEL PAIVA DESTACA INDICAÇÃO DE GENERAL PARA MINISTRO DO STM
Indicação para CVM é aprovada na CAE
Aprovada indicação de Toffoli para o STF