PROJETO DE ABDIAS E AMIN CRIA "PRÊMIO CRUZ E SOUSA"



Os senadores Abdias Nascimento (PDT-RJ) e Esperidião Amin (PPB-SC) apresentaramprojeto de resolução instituindo o "Prêmio Cruz e Sousa", a ser conferido pelo Congresso Nacional,com o propósito de estimular trabalhos relativos ao centenário da morte desse poeta brasileiro, que acontecerá no dia 19 de março de 1998.

De acordo com os dois senadores, esse projeto, além de homenagear o poeta que constituiu um dos marcos da literatura e da cultura brasileira, resgata a postura exemplar de Cruz e Sousa em defesa da luta contra a escravidão e o preconceito racial. Filho de escravos, esse escritor catarinense representa "os que abraçaram a bandeira de luta em favor dos espoliados e excluídos", argumentam Abdias e Amin

O projeto cria um conselho a ser integrado pelo presidente do Congresso e mais cinco membros do Legislativo por ele indicados. Caberá a esse conselho sugerir à Mesa do Congresso Nacional, o teor, o formato, as regras e os critérios para elaboração dos trabalhos. Pela proposição, os trabalhos deverão ser encaminhados à Mesa até o dia 19 de março de 1998 e o prêmio será conferido em sessão especialmente convocada para este fim, a se realizar até o mês de junho seguinte.

25/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ABDIAS ELOGIA TRABALHO DE COMISSÃO JULGADORA DO PRÊMIO CRUZ E SOUSA

SENADO APROVA PROJETO QUE INSTITUI PRÊMIO CRUZ E SOUSA

ANUNCIADOS VENCEDORES DO PRÊMIO CRUZ E SOUSA

APROVADA INSTITUIÇÃO DO PRÊMIO CRUZ E SOUSA

GERALDO MELO DESTACA PRÊMIO CRUZ E SOUSA

COMEÇAM A SER AVALIADOS OS TEXTOS PARA O PRÊMIO CRUZ E SOUSA