Aprovada isenção de IPI para veículos utilizados em atividades turísticas



A exemplo dos motoristas de táxi e dos portadores de deficiências, os veículos novos utilizados em atividades turísticas também poderão ficar isentos do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Para a obtenção do desconto, entretanto, os compradores deverão adquirir carros de até quatro mil cilindradas.

É o que prevê projeto de lei de autoria do senador Osmar Dias (PDT-PR) que obteve parecer favorável na reunião desta quarta-feira (20) da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). O relator é o senador Adelmir Santana (DEM-DF).

De acordo com o projeto (PLS 359/08), só terão direito à isenção as pessoas físicas e jurídicas ligadas a atividades de turismo, devidamente autorizadas pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).

Para Osmar Dias, o projeto, caso vire lei, irá incrementar o turismo em todas as regiões do país, gerando emprego e renda. A proposta vai agora para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votada em decisão terminativa.



20/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada isenção de IPI para veículos utilizados em atividade turística

Aprovada isenção de IPI para veículos de transporte escolar

Aprovada isenção de IPI para veículos usados por agricultores familiares

Passa na CRE isenção de IPI a equipamentos de segurança utilizados por gabinetes militares

CRA decide sobre a utilização de óleo vegetal em máquinas e veículos utilizados no meio rural

Veja como vai funcionar a isenção do IPVA para veículos roubados