Aprovada isenção de IPI para veículos de transporte escolar
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (3) projeto de lei do Senado (PLS 131/2011) que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de veículos adquiridos por órgãos estaduais, distritais ou municipais para o transporte escolar. Como a aprovação se deu em caráter terminativo, a proposta poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados.
O autor da proposta, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse que a medida deverá abolir de vez o transporte escolar em “paus de arara” (caminhão coberto, com varas longitudinais na carroceria, às quais os passageiros se agarram), ainda comum no Nordeste.
Eunício Oliveira ressaltou a importância social da medida e disse que, diante de tantas isenções e benefícios fiscais concedidos pelo governo, sua proposta contribui para a melhoria das condições de vida de crianças carentes.
O senador José Pimentel (PT-CE) sugeriu ao Senado que inicie uma negociação com os estados visando estender a isenção ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que reduziria ainda mais os preços desses veículos.
Os senadores Wellington Dias (PT-PI), Cristovam Buarque (PDT-DF), Lídice da Mata (PSB-BA), Benedito de Lira (PP-AL) e Blairo Maggi (PR-MT) também destacaram o alcance social da medida.
03/07/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto determina isenção de IPI para veículos destinados ao transporte escolar
Cristovam propõe isenção de IPI na aquisição de veículos para transporte escolar
Veículos de transporte escolar podem ter isenção de IPI
Projeto que concede isenção de impostos a veículos de transporte escolar tem parecer favorável da CE
Isenção de IPI para transporte escolar será melhor estudada pela CAE
Flávio Arns quer isenção de IPI para compra de transporte escolar de deficiente