CRA decide sobre a utilização de óleo vegetal em máquinas e veículos utilizados no meio rural



A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) deve examinar na terça-feira (1º) o projeto de lei (PLS 81/08) que autoriza a produção e a comercialização de óleo de origem vegetal como combustível para tratores, colheitadeiras, veículos, geradores de energia, motores, máquinas e equipamentos automotores utilizados no meio rural. O objetivo do projeto é baratear os custos da produção agrícola, especialmente de grãos.

VEJA MAIS

Para impedir que o combustível encareça entre a indústria e os produtores rurais, oPLS 81/08 prevê que o biodiesel siga direto das usinas para as fazendas ou unidades de agroindústria. Os veículos, máquinas e equipamentos poderão utilizar o combustível puro ou misturado ao diesel convencional.

A proposta, de autoria do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), recebeu voto favorável do relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Esta matéria ainda será analisada, em decisão terminativa, pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).

Na reunião desta terça-feira, marcada para às 9h30, a CRA deve votar, ainda, requerimentos de audiência pública sobre questões ligadas ao meio ambiente, dentre elas a posição do Brasil sobre o novo acordo global para limitar a emissão dos gases de efeito estufa e o plantio da primeira safra do milho transgênico autorizado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

O requerimento para a realização da audiência pública para discutir o acordo sobre efeito estufa é de autoria da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que sugere convites ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim; ao representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Assuero Doca Veronez; ao pesquisador da Empresa Brasileira de Agropecuária e Abastecimento (Embrapa), Evaristo Eduardo de Miranda; e a representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Em relação ao plantio de milho transgênico, o requerimento para a realização de audiência pública é da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que recomenda que sejam convidados o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Glauber Silveira; o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Antônio Álvaro Corsetti; e o diretor-executivo da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola, Tecnologia da Nossa Terra (Coodetec), Ivo Marcos Carraro.

Ricardo Icassatti / Agência Senado



28/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissões debaterão projeto que libera uso de óleo vegetal em máquinas agrícolas

Uso de óleo vegetal em veículos agrícolas está na pauta da CI

Especialistas divergem sobre utilização de trabalho temporário em meio rural

Iniciado debate sobre uso de óleo vegetal in natura como combustível

Brasil poderá ter combustível a base de óleo vegetal

Aprovado uso de óleo vegetal como combustível automotor