Aprovada jornada semanal de 30 horas para fonoaudiólogos



O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (26), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 119/2010, que estabelece jornada máxima de 30 horas semanais para os fonoaudiólogos, sem redução de salário. A matéria havia sido aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em 2011, em caráter terminativo, mas um recurso determinou a apreciação em Plenário. O projeto vai agora a sanção presidencial.

A relatora da matéria, a senadora hoje licenciada Marta Suplicy (PT-SP), argumentou à época da votação na CAS que há uma tendência de redução da jornada de trabalho para profissionais de saúde. A medida teria o respaldo de leis federais e estaduais já aprovadas nesse sentido, de outras propostas similares em tramitação no Congresso e até de orientação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Outro fator a reforçar a necessidade de redução de jornada para fonoaudiólogos seria a ameaça constante de estresse e desgaste mental a que se submetem estes profissionais. "A sua exposição à jornada prolongada de trabalho apenas agrava esse risco, com evidente prejuízo aos pacientes e à sociedade", argumentou Marta Suplicy, no relatório favorável à aprovação da matéria.



26/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Psicólogos e fonoaudiólogos poderão ter jornada semanal de 30 horas

Marta vai apresentar relatório favorável à jornada de 30 horas para psicólogos e fonoaudiólogos

Paim defende jornada semanal de trabalho de 36 horas

Sarney promete apressar projeto que fixa jornada semanal em 40 horas

Jornada de psicólogos e fonoaudiólogos será tema de audiência pública

CAS confirma jornada de 30 horas para psicólogos