Aprovada moção de protesto contra medidas protecionistas na siderurgia norte-americana



Três requerimentos foram aprovados na sessão deliberativa desta quinta-feira (dia 6). Suscitou debates requerimento da CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, que solicitou envio de moção ao presidente George W. Bush e ao Congresso dos Estados Unidos manifestando a preocupação do Senado Federal com a adoção de medidas protecionistas na indústria siderúrgica norte-americano.

De acordo com o senador Ricardo Santos (PSDB-ES), as ações recomendadas pela Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos incluem proposta de ajuste na oferta e demanda mundial de aço e concessão de subsídios para a siderurgia norte-americana. "Essa comissão está respondendo a pressões da deficitária e obsoleta indústria de aço dos Estados Unidos, que há mais de 20 anos vive de subsídios do governo americano", declarou, temeroso de que as exportações de aço brasileiro para esse mercado sejam prejudicadas, por exemplo, pela elevação das alíquotas de importação do produto.

O líder do PSB no Senado, Paulo Hartung (ES), mostrou-se solidário à preocupação já expressa por Santos e pela senadora Emilia Fernandes (PT-RS) com o futuro da siderurgia brasileira. "Só lamento que o Senado não tenha debatido com maior destaque a crise no comércio internacional", disse. A atitude protecionista adotada pela comissão norte-americana foi vista como "um retrocesso" por Hartung, principalmente no momento em que o mundo comemora a quebra de patentes em recente reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Em seguida, o Plenário acolheu requerimento do senador Mauro Miranda (PMDB-GO) solicitando a tramitação autônoma de projeto de sua autoria que dispõe sobre a concessão, preferencialmente à mulher, de título de transferência de posse e de domínio das moradias financiadas com recursos orçamentários. Com a decisão, o projeto volta a ser apreciado, em decisão terminativa, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), desvinculando-se de projeto da senadora Emilia Fernandes (PT-RS) que reserva recursos de financiamentos habitacionais para a mulher chefe de família, que vai à CCJ e à Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O último requerimento aprovado foi apresentado pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) e pede a retirada definitiva do projeto de sua autoria que proíbe a concessão de procuração com poderes para recebimento de indenização paga por seguradora, verbas rescisórias de contrato de trabalho e benefícios pagos pela Previdência Social. Conforme, Simon o pedido de retirada foi apresentado em função de resistências ao projeto por parte da classe dos advogados. O projeto será arquivado.

06/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vídeo | Rollemberg pede medidas duras do governo contra espionagem norte-americana

Ricardo Santos apresentará moção em protesto por sanções contra o aço brasileiro

CRE aprova moção de protesto contra decisão de Bush sobre Kyoto

AMORIM PROTESTA CONTRA MEDIDAS PROTECIONISTAS DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS

Moeda norte-americana estaria cotada a R$1,35 sem medidas cambiais, afirma Mantega

Aprovada declaração que considera inoportuna reativação da Quarta Frota da Marinha norte-americana