Ricardo Santos apresentará moção em protesto por sanções contra o aço brasileiro
As recentes sanções anunciadas pelo governo norte-americano contra as importações de aço brasileiro, serão objeto de requerimento de moção apresentando os protestos do Legislativo brasileiro às autoridades americanas. O requerimento será encaminhado às Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O anúncio foi feito nesta terça-feira (5) pelo autor do requerimento, senador Ricardo Santos (PSDB-ES), como forma de apoiar e respaldar o posicionamento dos Ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior sobre a questão.
Ricardo Santos lembrou que já havia encaminhado à CRE outro requerimento, que foi aprovado e encaminhado ao presidente George W. Bush e aos presidentes da Câmara e do Senado americanos, manifestando a preocupação do Senado Federal sobre os efeitos negativos que as medidas poderiam ter sobre a economia brasileira.
- Também evidenciamos, na justificativa daquela moção, a contradição do discurso liberalizante de lideranças daquele país sobre a necessidade de flexibilizarmos o fluxo de comércio entre as nações, e a permanência de práticas protecionistas sempre que setores internos em desvantagem comparativa sofrem mais fortemente a concorrência internacional dentro das regras formalmente acordadas no âmbito da Organização Mundial de Comércio - assinalou o senador.
05/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE aprova moção de protesto contra decisão de Bush sobre Kyoto
Aprovada moção de protesto contra medidas protecionistas na siderurgia norte-americana
RICARDO SANTOS DÁ SUGESTÕES PARA AUMENTAR PRODUTIVIDADE DO CAFÉ BRASILEIRO
Reino Unido apresentará ao Brasil proposta de novas sanções à Síria
Requião apresentará moção na convenção nacional do PMDB
Ricardo Santos protesta contra IPI sobre marmorarias