Aprovada MP que permite subvenção à Franave



O Plenário aprovou nesta terça-feira (30) medida provisória (MP 159/03) que permite ao Poder Executivo conceder subvenções para cobrir déficit de manutenção da Companhia de Navegação do São Francisco (Franave). O relator-revisor da matéria no Senado, Sérgio Guerra (PSDB-PE), destacou a importância da hidrovia do São Francisco, segundo ele "um sonho de toda a região".

O relator da MP na Câmara dos Deputados, deputado Mendes Thame (PSDB-SP), explicou em seu relatório que a medida foi necessária para adequar as subvenções à legislação. Acórdão do Tribunal de Contas da União de 2001, sobre a prestação de contas da empresa relativas ao ano de 1996, determinou a suspensão dos repasses de subvenção econômica para a Franave, mesmo autorizados por créditos orçamentários, por falta de amparo legal.

De acordo com explicação do relator, o governo justificou a autorização para que as subvenções sejam feitas para não prejudicar a liquidação da Franave. A empresa, acrescentou, está sendo vendida aos pedaços.

Sérgio Guerra afirmou que as barcaças que fazem transporte de cargas pelo Rio São Francisco usualmente têm um calado que chega a 2,5 metros de profundidade. O talvegue do rio, no entanto, tem trechos que não chegam a 1,5 metro de profundidade, impedindo a navegação dessas embarcações.



30/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada subvenção à Franave

MP com subvenção a produtores de cana é aprovada com diversos acréscimos

Aprovada MP que permite redução no preço dos 'tablets'

Aprovada MP que permite aumento do percentual de álcool na gasolina

EMENDA QUE PERMITE APOSENTADORIA DE MAGISTRADOS AOS 75 ANOS É APROVADA NA CCJ

Aprovada MP que permite a execução de obras do PAC por estados e municípios