Aprovada na CAE segunda isenção do Imposto de Renda na venda de imóvel residencial novo
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou projeto do senador licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ) que assegura durante cinco anos a segunda isenção do Imposto de Renda na venda de imóvel residencial (PLS 604/2011). Atualmente, o dono de imóvel residencial é isento de pagar Imposto de Renda sobre o ganho obtido com a venda desse bem se utilizar o dinheiro para comprar outra moradia em até 180 dias. Mas o benefício só pode ser usado uma vez no prazo de cinco anos.
O PLS 604/2011 não isenta totalmente o contribuinte nessa segunda operação. Haverá um desconto de 50% sobre o valor do imposto apurado sobre o ganho obtido. Além disso, condiciona a concessão do abatimento exclusivamente aos casos em que o vendedor aplicar o dinheiro da venda, em até 180 dias, na aquisição de imóvel residencial novo. Na primeira vez, a escolha pode ser tanto por imóvel novo como usado.
O projeto foi relatado favoravelmente pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO). Aprovado em decisão terminativa, o texto pode seguir diretamente para exame na Câmara dos Deputados se não houver recurso para exame pelo Plenário do Senado.
21/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto que amplia prazo de isenção do IR para compra de novo imóvel residencial está na pauta da CAE
CAS analisa dedução de aluguel e financiamento de imóvel do Imposto de Renda
Multa sobre imposto devido na venda de imóvel pode ter mudança de regra
Isenção de IR para compra de novo imóvel poderá ser de um ano, decide CCJ
Isenção do Imposto de Renda pode ser ampliada
Albinos podem ser beneficiados com isenção de Imposto de Renda