Aprovada PEC sobre demarcação de terras indígenas



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou parecer favorável do senador Amir Lando (PMDB-RO) a proposta de emenda constitucional (PEC) do senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) estabelecendo que o percentual máximo de área a ser destinado para as reservas indígenas e de conservação ambiental em cada estado corresponderá ao máximo de 50% da superfície territorial da unidade. O percentual foi definido em emenda do relator, pois o autor pretendia 30%.

Mozarildo argumenta, na justificativa da matéria, que o estabelecimento de um percentual máximo para as áreas de reserva é necessário para impedir a demarcação em espaços desproporcionais à população a que se destina. "Essas unidades devem ser criadas de modo seletivo, obedecendo a claros limites territoriais e à luz dos justos anseios da sociedade local por seu desenvolvimento social e econômico", afirma o senador Mozarildo.

Outra emenda apresentada à matéria inclui entre as competências privativas do Senado a aprovação prévia dos atos de demarcação de terras indígenas assinados pelo Executivo. Caberá à União iniciar o processo de demarcação e depois proteger e fazer respeitar todos os bens da reserva. A União poderá ainda, definir reservas em todos os estados da federação.

A senadora Marina Silva (PT-AC) havia apresentado requerimento solicitando que a matéria fosse também apreciada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Como o requerimento foi rejeitado pela Presidência do Senado, a PEC será agora apreciada diretamente pelo Plenário, em dois turnos de votação.



24/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Indígenas criticam PEC sobre demarcação de terras

Polêmica marca debate sobre demarcação de terras indígenas

Comissão aprova relatório parcial sobre demarcação de terras indígenas

Ministro da Justiça participa de audiência sobre demarcação de terras indígenas

Posição dos senadores sobre demarcação de terras indígenas mostra complexidade do problema

Jayme Campos quer que Congresso delibere sobre demarcação de terras indígenas