Aprovada pela Comissão de Infraestrutura, indicação para diretor da Antaq vai ao Plenário



Por 15 votos favoráveis, 2 contrários e 1 abstenção, a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI) aprovou, nesta quarta-feira (2), a indicação de Adalberto Tokarski para o cargo de diretor na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A comissão também aprovou requerimento para que o Plenário da Casa analise a indicação em regime de urgência, o que pode ocorrer ainda hoje.

Sabatinado na manhã desta quarta pela CI, o indicado ressaltou a importância do setor para o desenvolvimento do país e a necessidade de investimentos no sistema hidroviário. Tokarski classificou como estratégicos, por exemplo, os investimentos para melhorar a navegabilidade do Rio Tocantins e garantir o escoamento da produção, principalmente de grãos da Região Centro-Oeste, pelos portos do Norte do país.

Em resposta a questionamentos de senadores, Tokarski, que nasceu na cidade de Barbosa Ferraz (PR), defendeu ainda a construção simultânea de hidrelétricas e eclusas nos rios navegáveis para não prejudicar o escoamento da produção.

Meio Ambiente

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Goiás, Tokarski, que ocupa cargos gerenciais na Antaq desde 2006, ressaltou também as vantagens do modal hidroviário em relação ao rodoviário como a menor emissão de poluentes e o custo mais baixo. Como exemplo, ele citou o caso da Hidrovia Tietê-Paraná, que transportou 191 mil toneladas de grãos de Goiás a São Paulo no mês de março de 2013.

— Imagine se essa navegação fosse paralisada por 1 mês. Teríamos que colocar mais de 4 mil [caminhões] bitrens com capacidade de 45 toneladas para transportar o mesmo volume. O modal hidroviário é mais amigável ao meio ambiente – argumentou.

A necessidade de menos burocracia para regular a navegação entre portos marítimos do país (cabotagem) foi outra questão dominante na exposição de Tokarski.

— É uma discussão não de governo, mas de Estado. Precisamos buscar alternativas porque não podem existir as mesmas exigências da navegação para exportação para a cabotagem - argumentou o indicado.

A Antaq, criada pela Lei 10.233/2001, tem por finalidade implementar, em sua esfera de atuação, as políticas formuladas pelo Ministério dos Transportes e pelo Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte (Conit) e ainda regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária, exercida por terceiros.



02/04/2014

Agência Senado


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