Aprovada pela CRE, mudança no fuso horário do Acre vai a Plenário



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (26) projeto (PLC 43/2013) que restabelece os fusos horários do Acre e de parte do estado do Amazonas. O relatório favorável à proposta foi lido pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e deverá seguir para votação do Plenário do Senado, com requerimento solicitando análise em regime de urgência.

VEJA MAIS

Os fusos dessas duas regiões haviam sido alterados em 2008 pela Lei 11.662, que reduziu de duas para uma hora a diferença em relação a Brasília. Na época, argumentava-se que a população local sofria prejuízos econômicos, sociais e culturais decorrentes da diferença em relação ao restante do país. O atraso era anualmente aumentado para três horas na vigência do horário de verão.

O projeto já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Nesse colegiado, o relator, senador Anibal Diniz (PT-AC), ressaltou que houve grande polêmica em 2008 quando a população acriana foi submetida ao novo fuso horário.

Diante disso, em 2010, juntamente com o segundo turno da eleição presidencial, foi realizado um referendo sobre o tema, e o resultado mostrou que 39,2% dos eleitores queriam retorno à hora antiga e 29,7% votaram pela manutenção do fuso horário vigente.



26/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana critica mudança de fuso horário no Acre

CAE sabatina indicada à CVM e vota mudança de fuso horário no Acre e Amazonas

Mudança no fuso horário desagrada população do Acre, diz Mesquita Júnior

Aprovada retomada de fuso horário original do Acre

Aberta reunião conjunta para votar mudança no fuso horário do Acre

Sérgio Petecão pede apoio para mudança de fuso horário no Acre