Sérgio Petecão pede apoio para mudança de fuso horário no Acre




O senador Sérgio Petecão (PMN-AC) fez um apelo a seus pares, nesta quinta-feira (24), pedindo o seu apoio para a mudança no fuso horário do Acre. Atualmente o fuso horário em vigor no Acre é atrasado em uma hora com relação a Brasília. Porém, num referendo realizado nas últimas eleições, e já proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a população do estado decidiu pela volta do antigo fuso horário, que é duas horas atrasado em relação a Brasília.

- Então fica aqui o meu apelo, inclusive aos senadores que fazem parte da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania para que possam nos ajudar nessa empreitada, porque o povo acreano vive hoje momentos de expectativa. O povo do Acre quer o mais rápido possível o nosso horário, que nós chamamos lá de "horário de Deus" - disse.

Em seu pronunciamento, Sérgio Petecão pediu o apoio especialmente do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) para a edição de um Ato Declaratório, explicitando o momento a partir do qual o referendo passa a valer. Ele informou que na tarde desta quinta-feira vários parlamentares do estado do Acre reuniram-se com Sarney para tratar do assunto.

O fuso horário com uma hora de atraso em relação a Brasília foi implementado no Acre por meio da Lei nº 11.662, de abril de 2008. Até a sanção dessa lei, o Brasil tinha um fuso horário apenas. Por uma convenção internacional, houve uma diferença que deixou o Acre e parte do Amazonas com o atraso de duas horas.



24/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Petecão pede para a presidente Dilma 'devolver o fuso horário do povo do Acre'

Sérgio Petecão pede que CCJ aprove a volta do antigo fuso horário do Acre

Sérgio Petecão pede tramitação rápida do projeto que muda fuso-horário no Acre

Sérgio Petecão reclama volta do antigo fuso horário do Acre

Sérgio Petecão cobra solução de impasse sobre fuso horário do Acre

Sérgio Petecão manifesta decepção com novo adiamento de votação sobre fuso horário do Acre