Aprovada redução do curso de técnico de radiologia



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS)aprovou, na reunião desta quarta-feira (19), parecer favorável do senador Chico Sartori (PSDB-RO) a projeto de lei da Câmara que propõe a redução do prazo exigido para o aluno conseguir concluir um curso técnico em radiologia. Atualmente, a lei define que o curso terá duração de três anos. O projeto retira do texto essa obrigatoriedade, mantendo a exigência do certificado de conclusão do ensino médio e a formação profissional técnica na área.

Chico Sartori explicou que a modificação conta com o aval do Ministério da Educação e da própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que recomenda a utilização do critério de carga horária para a composição da organização curricular dos cursos. Ele disse que as orientações também apontam para a responsabilidade da escola na organização e na atualização dos programas e dos currículos.

O presidente da CAS, senador Romeu Tuma (PFL-SP), ressaltou a importância da decisão da comissão, pois vários alunos, conforme relatou, já em época de conclusão de seus cursos, aguardam uma definição sobre o assunto. Por esse motivo, o senador Chico Sartori solicitou tramitação urgente para o projeto, que deverá ser incluído na pauta da semana que vem do Plenário.

Na mesma reunião, o senador Geraldo Cândido (PT-RJ) solicitou vista de dois projetos que tramitam em conjunto e que consideram válidos os títulos de concessões e alienações de propriedades concedidos pelo Estado aos ocupantes das faixas de fronteiras. A matéria deve ser apreciada na próxima reunião da CAS.



19/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada atualização da lei que regulamenta profissão de técnico em radiologia

CAS aprova atualização na lei que trata da profissão de técnico em radiologia

Moreira quer regular o exercício da profissão de técnico em radiologia

Aprovada ampliação do ensino técnico no País

Técnico Legislativo é novo curso da Etec

Eficiência Energética é novo curso do ensino técnico