Moreira quer regular o exercício da profissão de técnico em radiologia



Projeto de lei apresentado pelo senador Moreira Mendes (PFL-RO) propõe regulamentar o exercício da profissão de técnico em radiologia. De acordo com o projeto, para o exercício da profissão são exigidos o certificado de conclusão do ensino médio e o diploma de técnico em radiologia, devidamente registrado e emitido por instituição de ensino credenciada.

Na justificação do projeto, o senador considera que cabe aos órgãos educacionais relativos à profissão fixar o prazo de duração do curso de formação específico. O projeto, segundo o parlamentar, tem a finalidade de eliminar conflito identificado entre a redação vigente em lei de 1985, que prevê três anos para a organização curricular na formação profissionalizante, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, que não está centrada em componentes curriculares preestabelecidos e anos de escolaridade fixos, mas em organização curricular que propicie competências profissionais por meio de horas/aula e trabalho prático.

A matéria está tramitando na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em caráter terminativo, ou seja, cabe à comissão dar a última palavra do Senado sobre o assunto, a não ser que haja requerimento para que ela seja votada em Plenário.



19/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS aprova atualização na lei que trata da profissão de técnico em radiologia

Aprovada atualização da lei que regulamenta profissão de técnico em radiologia

Aprovada redução do curso de técnico de radiologia

BIBLIOTECÁRIOS TÊM EXERCÍCIO DA PROFISSÃO REGULAMENTADO

CAS debate regulamentação do exercício da profissão de economista

CAS discute projeto que reformula o exercício da profissão de economista