Aprovada reformulação do Conselho de Direitos Humanos



O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (30) substitutivo ao projeto de lei da Câmara (PLC 1/02) que transforma o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana em Conselho Nacional dos Direitos Humanos. Além de incrementar as competências do novo organismo, que passaria a ter o poder de aplicar sanções, a proposição altera a composição do colegiado. A matéria voltará a ser examinada pela Câmara dos Deputados.

No parecer elaborado para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o senador Demostenes Torres (PFL-GO) admitiu a necessidade de reformulação do conselho, para ajustá-lo à nova realidade do Estado Democrático de Direito no Brasil e às diretrizes da comunidade internacional sobre a tutela dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais.

Quanto à composição do colegiado, o senador divergiu do texto original e propôs a paridade numérica entre os representantes da sociedade civil e dos órgãos públicos, para -assegurar o equilíbrio e a independência do novo órgão-. A nova estrutura contaria com 20 conselheiros, sendo dez representantes da sociedade civil, eleitos em encontro nacional para mandato de dois anos.



30/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministra discursa no Conselho de Direitos Humanos da ONU

Brasil participa da 13ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Conselho dos Direitos Humanos acompanha mudanças no sistema prisional de RO

Programa 'Direitos Humanos nas Prisões' terá um Conselho de Apoio

Aprovado projeto que amplia composição do Conselho de Direitos Humanos

Brasil é eleito para o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas