Aprovada revisão de normas sobre cooperativismo



A revisão das normas sobre cooperativismo foi aprovada, nesta quarta-feira (15), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Substitutivo do senador Renato Casagrande (PSB-ES) tratou de consolidar medidas de dois projetos de lei (PLS 3 e 153, ambos de 2007) apresentados, respectivamente, pelos senadores Osmar Dias (PDT-PR) e Eduardo Suplicy (PT-SP). A matéria será votada, em seguida, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Por se tratar da proposta mais antiga, o PLS 3/07 formou a base do substitutivo de Casagrande. O relator considerou relevante o fato de o projeto incorporar sugestões da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Uma delas é a criação da Política Nacional de Cooperativismo, que delega ao poder público a atribuição de prestar assistência técnica e fornecer incentivos financeiros e creditícios especiais para a criação, o desenvolvimento e a integração das cooperativas.

Segundo Casagrande, muitas divergências pontuaram os dois projetos. Como exemplos, citou diferenças na definição do ato cooperativo - mais abrangente no texto do PLS 3/07 - e na forma de representação do sistema cooperativista. Nesse particular, o relator optou pela formulação proposta no PLS 153/07, que postula a livre organização de entidades de representação do sistema.

Ainda na avaliação do relator, é importante a atualização da Lei 5.764/71, que regula o cooperativismo e foi superada pela Constituição de 1988 em aspectos relativos à tutela do Estado sobre o sistema. E, por falar em poder público, Casagrande resolveu agregar a seu substitutivo sugestão do governo federal que define a taxa Selic como limite para a remuneração das cotas-parte dos associados da cooperativa.

Embora tenha aproveitado muitas medidas do PLS 153/07, o relator teve, por questões regimentais, de declará-lo rejeitado. Osmar Dias e Suplicy elogiaram o substitutivo e agradeceram o empenho de Casagrande para construir um entendimento em torno da matéria.

Requerimento

Nesta mesma reunião, a Comissão de Justiça aprovou requerimento do senador Flávio Arns (PSDB-PR) desejando felicitações ao jornal Diário do Noroeste, de Paranavaí (PR), pelos seus 55 anos de funcionamento.



15/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Audiência sobre revisão tarifária é aprovada no RJ

Governo abre consulta pública para revisão de normas de defesa comercial

Flexa Ribeiro pede ao Ibama revisão das normas que inviabilizam pesca artesanal

Revisão de inventário da Bacia do Rio Juruena é aprovada pela Aneel

Aprovada proposta que altera normas para realização de audiências públicas

Ministério do Trabalho realiza conferência sobre cooperativismo social