Aprovada proposta que altera normas para realização de audiências públicas




O relator, Aloysio Nunes, quer prioridade para reuniões deliberativas das comissões

Uma mudança no Regimento Interno do Senado Federal (RISF) foi aprovada, nesta quarta-feira (2), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Projeto de Resolução (PRS 41/2011) apresentado pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO) pretende modificar o esquema de realização de audiências públicas e reuniões de subcomissões e comissões temporárias na Casa.

A proposta proíbe a realização dessas sessões simultaneamente com as reuniões ordinárias das comissões permanentes. Caberá à Mesa do Senado, conforme determina o PRS 41/2011, coordenar a agenda de audiências públicas e reuniões de subcomissões e comissões temporárias para evitar eventual coincidência de horários.

Ao justificar o projeto, Cyro especificou o tipo de problema que se pretende resolver: "trata-se do verdadeiro congestionamento de audiências públicas e de reuniões que ocorrem em praticamente todos os dias da semana e a todas as horas no Senado Federal".

O relator da matéria, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), concordou com Cyro quanto à necessidade de "equacionar o grave problema da articulação das atividades das comissões do Senado Federal".

"A situação atual é insustentável e tem inviabilizado a coordenação das agendas dos senadores, que não têm condições objetivas de comparecer às diversas reuniões de comissões e subcomissões. A solução dada pelo autor do PRS 41/2011 nos parece totalmente adequada. Efetivamente, sem impedir o funcionamento dos demais colegiados, é necessário priorizar as reuniões ordinárias das comissões permanentes", sustentou Aloysio.

A proposta seguirá para exame da Comissão Especial de Reforma do Regimento Interno.



02/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDH aprova proposta de realização de três audiências públicas

Aprovados requerimentos para realização de audiências públicas

CAE APROVA REQUERIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE CINCO AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Quintanilha anuncia realização de audiências públicas para debater criminalidade

CI aprova realização de oito audiências públicas para debater infraestrutura e logística

Comissão fará audiências públicas para discutir MP que altera Bolsa-Família