Aprovada sessão especial em homenagem a Octavio Frias
Encabeçado pelo líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), requerimento solicitando a realização de sessão especial em homenagem ao empresário Octavio Frias de Oliveira foi aprovado nesta quarta-feira (2), em Plenário. Presidente do Grupo Folha, Frias morreu na tarde de domingo (29), aos 94 anos, em São Paulo.
De acordo com matéria publicada pelo site UOL, uma das empresas sob o comando de Frias, ele foi "protagonista da modernização da mídia brasileira na segunda metade do século 20". Em 1962, o empresário comprou o jornal Folha de S. Paulo, em sociedade com Carlos Caldeira Filho. A empresa foi saneada e reestruturou-se industrialmente. Atualmente, o conglomerado inclui o portal de Internet UOL, o jornal Agora, o Instituto Datafolha, a editora Publifolha, a gráfica Plural e o diário econômico Valor, este em parceria com as Organizações Globo.
De acordo com o mesmo informe, Frias tinha uma "personalidade inquieta e dinâmica". O empresário manteve-se em atividade até ser hospitalizado, em 2006. Conforme o UOL, a atuação do empresário da área de comunicação "foi marcada pela independência em relação a governos e grupos econômicos, assim como pela pluralidade das visões que abrigou em seus veículos de informação".
02/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Maciel presta homenagem a Octavio Frias de Oliveira
Tuma presta homenagem a Octavio Frias, "um liberal em política e economia"
Aprovada sessão especial em homenagem a Che Guevara
Sarney lembra o amigo Octavio Frias
Magno Malta reverencia Octavio Frias
Cícero Lucena homenageia Octavio Frias de Oliveira