Maciel presta homenagem a Octavio Frias de Oliveira
Marco Maciel lembrou a adolescência pobre de Octavio Frias e seu espírito empreendedor que o levou a descobrir a carreira de jornalista com mais de 50 anos de idade, quando comprou o jornal Folha de S. Paulo em 1962, tendo como sócio Carlos Caldeira.
- De lá para cá, o jornal cresceu, tornou-se um dos mais influentes do país. Ele converteu a Folha de S. Paulo numa praça intelectual, para usar a expressão de Ortega y Gasset, um verdadeiro jornal de debates sobre todos os assuntos, de A a Z. Octávio Frias foi o que os romanos designariam como um vir bonus, um cidadão prestante, que bem encarnava as virtudes republicanas - afirmou.
Marco Maciel assinalou ainda que Octavio Frias cativava seus interlocutores pela forma inteligente e lúcida com que conversava sobre todo e qualquer tema, além de ter uma visão dos problemas mundiais e arguta percepção do Brasil, seus problemas e perspectivas que ele analisava com otimismo.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) associou-se à homenagem e solicitou que um requerimento semelhante de sua autoria fosse anexado ao requerimento de Marco Maciel.02/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marco Maciel homenageia o empresário Octavio Frias de Oliveira
Tuma presta homenagem a Octavio Frias, "um liberal em política e economia"
Cícero Lucena homenageia Octavio Frias de Oliveira
Governador participa de lançamento de livro sobre Octávio Frias de Oliveira
Senadores homenageiam Octavio Frias de Oliveira, do Grupo Folha, falecido no domingo
Aprovada sessão especial em homenagem a Octavio Frias