APROVADAS GRATIFICAÇÕES NA ÁREA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA



O plenário do Congresso Nacional aprovou hoje (dia 21) a Medida Provisória nº 1.660, que cria a Gratificação de Desempenho de Atividade de Ciência e Tecnologia, destinada aos ocupantes de cargos efetivos de nível intermediário da carreira de gestão, planejamento e infra-estrutura em ciência e tecnologia.

No dia 19, o Senado aprovara projeto de lei criando a mesma gratificação para os servidores de nível superior, que deverá ser sancionada pelo presidente da República interino, senador Antonio Carlos Magalhães.

Segundo o senador Romeu Tuma (PFL-SP), que emitiu, em plenário, parecer favorável à medida, a MP resultou de amplo acordo entre governo e oposição. Esse entendimento, registrou o líder do governo no Congresso, senador José Roberto Arruda (PSDB-DF), foi plenamente honrado por Antonio Carlos Magalhães. No mesmo sentido, o deputado Inocêncio Oliveira (PFL-PE) elogiou o presidente do Senado e o líder do governo no Congresso pela viabilização do acordo, observando que "o Congresso Nacional se enaltece quando os acordos são cumpridos".

O deputado Sérgio Arouca (PPS-RJ), por sua vez, apelou às lideranças do governo para que o Ministério da Administração e Reforma do Estado (Mare) cumpra sua parte no acordo. Conforme disse, o ministério estaria "criando confusão para emitir folha suplementar de pagamento". Ele também salientou a importância do acordo, em que estiveram envolvidas 22 instituições de pesquisa do país, entre as quais citou o IBGE, o Inmetro e a Fundação Joaquim Nabuco.



21/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovadas gratificações para a segurança

Inpe irá contratar 19 aprovados na área de Ciência e Tecnologia

Feira de Ciência e Tecnologia apresenta pesquisas na área de saúde

Aprovadas gratificações temporárias para técnicos das instituições de ensino superior

Brasil e Estados Unidos ampliam cooperação na área de ciência e tecnologia

Publicado resultado de edital que apóia projetos na área de ciência e tecnologia