Aprovadas zonas de exportação nos municípios gaúchos de Itaqui e São Borja



A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou a criação de duas Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) nos municípios gaúchos de Itaqui e São Borja. Os projetos (PLS 155/09 e 130/09) são de autoria do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS).

O senador argumenta que a aprovação da ZPE de Itaqui contribuirá para promover a industrialização e o desenvolvimento da região com reflexos em todo o estado. O município está localizado na Mesorregião Metade Sul do Rio Grande do Sul, na subregião fronteira Oeste, que, como ressaltou, é historicamente carente de estratégias de desenvolvimento para viabilizar sua recuperação econômica, além de se ressentir da falta de apoio governamental e estímulo à industrialização.

São Borja, conforme Zambiasi, tem a economia baseada principalmente na agricultura, com importante contribuição do parque de beneficiamento de grãos. A criação da ZPE no município, observa o parlamentar, contribuirá para agregar valor a esses produtos, por meio da industrialização e posterior venda ao exterior. Além disso, lembra ele, São Borja está localizado próximo à divisa com a Argentina, o que facilita o escoamento da produção.

Os projetos seguem para exame da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em decisão terminativa.

Turismo

A comissão aprovou ainda dois requerimentos de seu presidente, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), solicitando a realização de audiências públicas. Uma delas servirá para debater o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio Norte, elaborado pelo grupo de trabalho interministerial instituído pelo decreto 6 de novembro de 2008. Serão convidados representantes do grupo dos ministérios da Integração Nacional, do Turismo, do Meio Ambiente e dos Transportes, e da Secretaria dos Portos.

A outra audiência aprovada pela CDR deverá ser realizada em conjunto com as comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Assuntos Sociais (CAS) para instruir o projeto (PLS 174/09) que dispõe sobre a criação do Serviço Social do Turismo (Sestur) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo (Senatur). Deverão ser convidados para o debate os presidentes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos; da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Nelson de Abreu Pinto; da Federação Nacional de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, Norton Luiz Lenhart; da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade,Moacyr Roberto Tesch Auersvald; além do o professor da Universidade de São Paulo Mario Beni e o consultor da Área Sindical e Trabalhista Plínio Sarti.



01/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovadas Zonas Francas para Sorriso (MT) e São Borja (RS)

Aprovadas operações de crédito externo para os municípios gaúchos de Pelotas e Canoas

CDR aprova criação de Zonas de Processamento de Exportação

CDR examina criação de Zonas de Processamento de Exportação

Comissão aprova mudanças nas zonas de exportação

CDR aprova criação de dez Zonas de Processamento de Exportação