Aprovado acordo de cooperação cultural entre Brasil e Autoridade Nacional Palestina



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (1º), projeto de decreto legislativo (PDS 242/11) sobre acordo de cooperação cultural entre o Brasil e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP). A matéria recebeu voto favorável da relatora ad hocAd hoc é uma expressão latina cuja tradução literal é "para isto" ou "para esta finalidade". É mais empregada no contexto jurídico. No Legislativo, o relator ad hoc é o parlamentar que, em determinada ocasião, foi escolhido para ler o relatório feito por outro parlamentar, devido à impossibilidade deste último de comparecer à comissão ou ao Plenário. , senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Segundo o relatório, "o acordo tem como objetivo promover valores culturais e estreitar, em benefício mútuo, os vínculos de amizade, entendimento e cooperação existentes entre o Brasil e a Autoridade Nacional Palestina".

A ideia é estimular o intercâmbio de experiências culturais entre brasileiros e palestinos nas áreas de música, literatura, cinema, artes visuais, teatro, dança, museus e arquivos.

"O Brasil, país que recebeu a maior comunidade de libaneses fora do Líbano, e acolhe tantas outras comunidades árabes, ao lado da judaica, deve servir de exemplo internacional para o fomento da cultura da tolerância", afirmou Vanessa Grazziotin no parecer, lido pelo senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).

Requerimentos

Dentre os requerimentos aprovados pela CRE, destacam-se o de realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) sobre projeto de lei do Senado (PLS 399/11) que trata da revalidação e do reconhecimento automático de diplomas de curso superior emitidos por instituições de ensino estrangeiras de excelência acadêmica e o de voto de pesar pelo falecimento de Steve Jobs, fundador da Apple. Os requerimentos foram apresentados, respectivamente, pelos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Eduardo Suplicy (PT-SP). 

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



01/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado acordo cultural com Autoridade Nacional Palestina

Embaixada da Autoridade Nacional Palestina no Brasil agradece apoio de Dilma na ONU

Aprovado acordo de cooperação técnica entre Brasil e Burkina Faso

Aprovado acordo que amplia cooperação entre Brasil e França na área de defesa

Aprovado acordo cultural entre o Brasil e Bolívia

CRE examina indicações para embaixadas e acordo com Autoridade Palestina