Aprovado acordo sobre Meio Ambiente no Mercosul



O Senado aprovou nesta quinta-feira (9) o Projeto de Decreto Legislativo 629, de 2010, que aprova protocolo adicional ao Acordo-Quadro sobre Meio Ambiente do Mercosul, que trata de cooperação e assistência entre os países frente a emergências ambientais.

O acordo original foi celebrado em julho de 2004, atendendo arecomendação da primeira Reunião de Ministros do Meio Ambiente do Mercosul, realizada em Buenos Aires, na Argentina, em junho daquele ano. O acordo busca promover a cooperação mútua entre os países do Mercosul, reconhecendo a necessidade de proteger, de maneira especial, setores mais pobres da região, os mais afetados pela degradação ambiental e mais prejudicados em casos de emergências ambientais.

O protocolo adicional previsto no PDS 629/10 aprovado pelo Senado estabelece procedimentos que permitem atuação mais eficaz, rápida e previsível dos países do Mercosul em casos de emergências ambientais.

De acordo com o documento, a cooperação será feita por intercâmbio prévio de informações sobre situações que requeiram medidas de prevenção, mitigação, alerta, reconstrução e recuperação. Haverá ainda planejamento conjunto para redução de riscos, elaboração de planos, programas e projetos de contingência e criação de um banco de especialistas em emergências ambientais, entre outras medidas.

A matéria recebeu parecer favorável do relator, senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), e segue para promulgação.

Helena Dalto Pontual e Paola Lima / Agência Senado

09/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE APRECIA ACORDO SOBRE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE MARINHO

Meio Ambiente: Secretaria Estadual do Meio Ambiente realiza seminário sobre controle da poluição

MERCOSUL: APROVADO ACORDO NA ÁREA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Acordo garante recursos para o meio ambiente

Meio Ambiente: Parque da Serra do Mar tem plano de manejo aprovado

Meio Ambiente: Parque da Serra do Mar tem plano de manejo aprovado