Aprovado convite para ouvir autoridades sobre esquema de espionagem dos EUA
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta terça-feira (9) requerimentos convidando autoridades a prestar esclarecimentos sobre o esquema de espionagem montado pelos Estados Unidos, a partir do monitoramento de comunicações eletrônicas e ligações telefônicas no Brasil, conforme matéria publicada pelo jornal O Globo, no último domingo (7).
Já em Plenário, o presidente da CRE, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) comunicou que está confirmada a presença do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e do chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito Carvalho Siqueira, que confirmaram presença no Senado nesta quarta-feira (10), às 14h30, para falar sobre as providencias a serem adotadas pelo governo brasileiro no episódio.
Os requerimentos aprovados na CRE também convidam para falar sobre as denúncias de espionagem os ministros Celso Amorim (Defesa) e Paulo Bernardo (Comunicações), além do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, e o colunista do jornal inglês The Guardian, o norte-americano Glenn Greenwald, que obteve os documentos divulgados pelo jornal brasileiro.
Ao todo, nove requerimentos foram aprovados na comissão, além de voto a ser encaminhado à Presidência da República em que a CRE manifesta apoio a um eventual pedido de asilo ao governo brasileiro por Edward Snowden. O ex-técnico de uma empresa contratada pela National Security Agency (NSA), do governo norte-americano, revelou ao mundo o esquema de espionagem e aguarda asilo internacional em um aeroporto da Rússia. Ele também repassou as informações divulgadas por Glenn Greenwald, que reside no Brasil há oito anos.
Mais informações a seguir
09/07/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão de Inteligência aprova convite para ouvir embaixador dos EUA sobre esquema de espionagem
CPI da Espionagem vai ouvir Greenwald e autoridades brasileiras
Comissão de Inteligência aprova convite para ouvir FHC sobre 'lista de Furnas'
Patriota falará aos senadores sobre esquema de espionagem dos EUA no Brasil
Começa reunião da Comissão de Inteligência para ouvir autoridades sobre escutas ilegais
SUPLICY QUER OUVIR GENERAL ALBERTO CARDOSO SOBRE ESPIONAGEM