Comissão de Inteligência aprova convite para ouvir embaixador dos EUA sobre esquema de espionagem



Em curta reunião nesta quarta-feira (10), senadores e deputados da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência aprovaram requerimento convidando o embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, a prestar esclarecimentos sobre o esquema mundial de espionagem que seu país estaria promovendo por meio do monitoramento de comunicações eletrônicas e telefônicas.

De acordo com reportagem do jornal O Globo, o Brasil seria um dos maiores alvos da espionagem. O esquema foi revelado ao mundo no início do mês por Edward Snowden, ex-técnico de uma empresa contratada pela agência de segurança do governo americano (NSA).

Os parlamentares também aprovaram convites para ouvir o jornalista Glenn Greenwald, que divulgou o material de Snowden no jornal inglês The Guardian; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; e o jornalista brasileiro Bob Fernandes, que, em 2002 e 2003, publicou reportagens sobre parcerias de serviços de inteligência do Brasil e dos Estados Unidos.

A reunião foi conduzida pelo presidente do colegiado, o deputado federal Nelson Pellegrino (PT-BA), autor dos requerimentos de convite a Shannon, Fernandes e Greenwald, e pelo vice-presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que sugeriu o convite ao ministro da Justiça.

Também integram a comissão os deputados José Guimarães (PT-CE) e Nilson Leitão (PSDB-MT) e os senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Mário Couto (PSDB-PA).



10/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Inteligência aprova convite para ouvir FHC sobre 'lista de Furnas'

Aprovado convite para ouvir autoridades sobre esquema de espionagem dos EUA

Começa reunião da Comissão de Inteligência para ouvir autoridades sobre escutas ilegais

Comissão de Inteligência analisa suspeita de espionagem contra Antero

Comissão aprova relatório sobre Política Nacional de Inteligência

Patriota falará aos senadores sobre esquema de espionagem dos EUA no Brasil