Aprovado embaixador para Guiné-Bissau



Em votação secreta e por unanimidade, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) aprovou, na manhã desta quinta-feira (8), mensagem do governo submetendo o nome do diplomata Fernando Apparicio da Silva para exercer o cargo de embaixador do Brasil junto à República de Guiné-Bissau. A matéria segue para exame do Plenário.

Ao expor suas ideias, o diplomata falou da pobreza de Guiné-Bissau, observando ser esse um dos países mais necessitados de ajuda no mundo. De acordo com Fernando Apparicio, esse é também um dos países que mais se beneficia da cooperação técnica oferecida pelo Brasil. Seu propósito, como embaixador, é trabalhar para que esses projetos de cooperação não sejam interrompidos.

O diplomata disse ainda que a África é estratégica para o mundo atualmente, e notavelmente importante para o Brasil. Ele lembrou, da mesma forma, que, ao contrário de outros países, o Brasil goza de enorme simpatia naquele continente.

Relator da matéria (mensagem 135/11), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) observou, em seu relatório, que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Guiné Bissau, em julho de 1974, sendo igualmente pioneiro no estabelecimento de missão diplomática naquele país.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



08/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE SABATINA DIPLOMATA INDICADO PARA GUINÉ-BISSAU

CRE SABATINA DIPLOMATA INDICADO PARA GUINÉ-BISSAU

CRE avalia indicações de embaixadores para Jamaica e Guiné Bissau

ESCOLHIDOS EMBAIXADORES PARA GUINÉ-BISSAU E COSTA RICA

Interlegis participa de acordo internacional para fortalecer o legislativo da Guiné-Bissau

Interlegis cria projeto-piloto de portal para assembléia de Guiné-Bissau