APROVADO EMPRÉSTIMO PARA COMPRA DE HELICÓPTEROS PARA O MINISTÉRIO DA DEFESA
Em defesa da autorização, o relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos, senador Geraldo Althoff (PFL-SC) sustentou que as condições financeiras do empréstimo estão plenamente compatíveis com o mercado internacional, não havendo o que se opor quanto às mesmas nem quanto às cláusulas contratuais, "uma vez que estas e aquelas estão de acordo com as regras do mercado".
Althoff definiu como tecnicamente válidos os argumentos apresentados em plenário contra e a favor do empréstimo e pediu que os senadores aprovassem a autorização. Também lembrou que a operação será contratada no âmbito do Programa de Reaparelhamento do Ministério da Defesa e que o Senado tem-se manifestado tradicionalmente favorável à aprovação de empréstimos dessa natureza.
Doze senadores falaram em plenário sobre a autorização do empréstimo. Os que defenderam a operação lembraram a carência de equipamento das Forças Armadas. Os senadores também argumentaram que a compra dos helicópteros dispensa licitação porque as aeronaves não têm similar no mercado internacional. Além disso, observaram, obedecem à padronização exigida pelo Ministério do Exército.
Os senadores do Bloco Oposição insurgiram-se contra a autorização. A líder oposicionista Heloísa Helena (PT-AL) lastimou o sucateamento das Forças Armadas e censurou o governo por cortar recursos no Orçamento e, ao mesmo tempo, aumentar o endividamento do país. Ao manifestar-se favorável ao empréstimo, o líder do PMDB, Jader Barbalho (PMDB-PA) expressou sua expectativa de que o governo dê maior atenção às Forças Armadas.
06/06/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
SARNEY DEFENDE EMPRÉSTIMO PARA COMPRA DE HELICÓPTEROS
APROVADO EMPRÉSTIMO DO BANCO MUNDIAL PARA MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
Aprovado projeto que dá isenção fiscal e preferência de compra à indústria nacional da defesa
Compra de helicópteros é mais do que simples aquisição de material, diz Jobim
CAE aprova empréstimo externo para compra de equipamento hospitalar
AUTORIZADO EMPRÉSTIMO PARA COMPRA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS MÉDICO-HOSPITALARES