Aprovado na CAE projeto que cria Fundo de Recuperação Econômica de Foz do Iguaçu
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (28), em decisão terminativa, projeto de lei do Senado que autoriza o Executivo a criar o Fundo de Recuperação Econômica de Foz do Iguaçu (Funref). O autor da matéria é o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), e o relator, que deu parecer favorável, foi o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).
O projeto (PLS 181/05) cria o Funref com o objetivo de prestar assistência financeira aos empreendimentos produtivos considerados de interesse para a recuperação econômica do município de Foz do Iguaçu (PR). Os recursos do fundo, conforme estabelece o projeto, serão constituídos de dotações orçamentárias à conta dos recursos do Tesouro Nacional, dotações governamentais de origem estadual e municipal, bem como auxílios, subvenções, contribuições, doações de entidades públicas ou privadas, podendo ser nacionais, internacionais ou estrangeiras.
As disponibilidades financeiras ficarão depositadas em conta única do Tesouro Nacional. O contribuinte do imposto de renda da pessoa jurídica domiciliado no Paraná, mediante indicação em sua declaração anual, poderá optar, até 2015, pela aplicação de 5% do imposto devido no fundo, na forma prescrita em seu regulamento.
A matéria estabelece também que os agentes operadores do fundo serão instituições financeiras oficiais federais a serem definidas em ato do Poder Executivo, que fica ainda autorizado a criar o Grupo Executivo para Recuperação Econômica de Foz do Iguaçu. Esse grupo terá competência para fixar diretrizes, critérios e prioridades para a aplicação dos recursos previstos no projeto, quando este se transformar em lei.
Foi aprovado também pela CAE parecer relativo a quatro avisos referentes ao Programa de Emissão de Títulos e de Administração de Passivos de Responsabilidade do Tesouro Nacional no Exterior, de autoria do Ministério da Fazenda. O relator foi o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que deu parecer pelo conhecimento da comissão e arquivamento das matérias.Os avisos encaminhados ao Senado informam sobre operações de administração de passivos realizadas pela União no âmbito do referido programa.
28/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias defende recuperação econômica de Foz de Iguaçu
Alvaro Dias reivindica a recuperação econômica de Foz do Iguaçu
PROJETO QUE CRIA FUNDO DE TERRAS É APROVADO NA CCJ
Aprovado projeto que cria fundo de apoio a bibliotecas
Projeto que cria o Fundo Nacional de Apoio a Bibliotecas é aprovado na CE
Aprovado projeto que cria o fundo de incentivo às entidades assistenciais