Aprovado plebiscito para criação do estado do Maranhão do Sul
Pela proposta (PDL 2/07), o novo estado teria como capital a cidade de Imperatriz e uma área de quase 150 mil quilômetros quadrados, tornando-se o quinto estado nordestino em tamanho, com mais de 1 milhão e 100 mil habitantes, distribuídos por 49 municípios.
Segundo o autor da proposta, a criação do novo estado em nada prejudica a população do Maranhão que remanescer da divisão pretendida.
- Entendemos que essa divisão territorial poderá beneficiar toda a população do atual estado do Maranhão, em razão de ser previsível que os efeitos econômicos do aporte de recursos do novo estado venham a repercutir além dos limites territoriais da parte que será desmembrada - explica Lobão na justificação ao projeto.
Com base no parecer de Mozarildo, somente poderá participar do plebiscito o eleitor cuja inscrição ou transferência de domicílio eleitoral para o Maranhão tiver sido requerida antes de 150 dias da realização da consulta. O relator lembrou que somente após o resultado do plebiscito, e se esse for favorável ao novo estado, será ouvida a Assembléia Legislativa maranhense e, posteriormente, poderá ser apresentado projeto de lei complementar ao Congresso Nacional propondo o desmembramento.
14/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado plebiscito para criação do estado de Tapajós
Lobão quer plebiscito sobre criação do Maranhão do Sul
APROVADO PLEBISCITO PARA A CRIAÇÃO DE TRÊS TERRITÓRIOS
Plenário aprova plebiscito para criação do Estado do Araguaia
CCJ aprova realização de plebiscito para criação do estado do Carajás
Plebiscito para criação do Estado do Tapajós está na pauta do Plenário